quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Um dia para cuidar da alma...(1)


Aproveitei o feriado de hoje para fazer o que mais me faz bem para a alma: ficar em contato com a natureza. Faço parte da ACOBS (Associação de Cactos, Orquídeas e Bromélias de Santiago), ou seja, um grupo de orquidófilos que também apreciam bromélias e cactos. Combinamos que aproveitaríamos o feriado para fazer uma caminhada ecológica em busca de orquídeas. Entenda: pesquisar orquídeas da região. Não sei se o feriado causou preguiça ou qual foi o motivo mas, além de mim, somente mais duas pessoas aparecerem. Decidimos ir assim mesmo, nós três. Foi a melhor decisão. O local que escolhemos é uma fazenda belíssima, onde a natureza é muito preservada.
Como já disse, o objetivo da caminhada era pesquisar orquídeas, mas como sou multi, achei muito coisa por lá!
Matos nativos, com árvores centenárias, muitas borboletas, flores do campo, aves, mamíferos (só vi as pegadas e não sei identificar), cogumelos, lagartas coloridas, libélulas azuis, vermelhas e pretas e o mais incrível: muitas orquídeas! Praticamente todas as árvores tinham, no mínimo, um exemplar.
Fiquei encantadíssima com a beleza do lugar, desde a sede da fazenda até o mais simples arbusto.
Foi um dos poucos lugares que vi que estão muito preservados. Prova disso é a quantidade de orquídeas encontradas nas árvores.
Como é bom ir a um local onde o "homo burraldus" não frequenta: não vi um lixo, um papel, um plástico, nada, a não ser o que é natural.
Um casal de surucuás-de-barriga-vermelha (Trogon curucui) no seu ninho (talvez a cena mais linda que já vi em matéria de aves), sabiás laranjeira entoando sua belíssima melodia, tudo em harmonia.
Este é o bioma pampa, do qual já falei por aqui. É uma riqueza sem fim! Farei várias postagens. Acompanhe!

Indo para o mato! Repare no campo repleto de flores!

Cenas da vida no campo




Lida campeira

2 comentários:

JOPZ_B1B disse...

viva os pampas e a natureza... belíssimo passei, deu inveja e saudades.

JOPZ

Michele Wesz Andres disse...

Viva!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...