terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Nova Esperança do Sul - RS

UM POUCO DA HISTÓRIA DE NOVA ESPERANÇA DO SUL

Acredita-se que os primeiros imigrantes italianos que chegaram para povoar o local, no início de 1860, deram-lhe o nome de Nova Milano. As primeiras famílias que ali se estabeleceram perceberam que o local inspirava um futuro promissor, rebatizando-o, em 1905, para Nova Esperança do Sul.
Em março de 1986 um grupo de pessoas se reuniu para formar a comissão de emancipação que, após muito trabalho e plebiscitos adiados, acabou ocorrendo em 20 de dezembro de 1987. Em 13 de abril de 1988, pela lei estadual nº 8.559, foi criado o município de Nova Esperança do Sul.
A cidade é rica em atrativos naturais e seus principais pontos turísticos são:

IGREJA SÃO CAETANO DA LINHA UM

Construção em pedra em estilo espanhol, erguida por italianos, fica na localidade de Linha Um, a 200 metros da gruta subterrânea Nossa Senhora de Fátima e a 12km da sede do município.

CASA DE PEDRA DA FAMÍLIA FERRARI

Construída em 1918, de propriedade da Família Munareto, mantém os traços arquitetônicos dos primeiros imigrantes italianos. Localidade de Linha Um, no local há industrialização e comercialização de confecções em couro.

BALNEÁRIO PIQUIRI - PRAIA DA AMIZADE

Este balneário, localizado no interior do município, na localidade de Piquiri, fica às margens do rio Piriqui, onde as pessoas podem se banhar e acampar.

BALNEÁRIO DO BRUNO

Localizado a 6 km da sede, com infra-estrutra para camping e lazer.

CASCATA DO MACACO BRANCO

Localizada no distrito de Capão Grande.

GRUTA SUBTERRÂNEA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Formada em pedra arenito, é considerada a maior gruta subterrânea da América Latina em capacidade de abrigar pessoas em uma única sala (5 mil pessoas) e é de uma beleza indescritível. Sua estrutura é formada por duas clarabóias que fazem entrar a claridade, num espaço que abriga um altar com a imagem da santa que lhe dá o nome. Apresenta diversos tipos de vegetação em suas paredes e um pequeno lago de águas cristalinas. Localiza-se a 12Km da cidade, na localidade de Linha Um, aberta em período integral.

CASCATA 1

Junto à Gruta. Possui uma queda d´água de 30m.

CASCATA 2

Seguindo uma trilha pela mata, chega-se a Cascata 2, perfeita para um delicioso banho e com um visual espetacular da exuberante natureza do local.

BALNEÁRIO DO BONOTO (NONO GIUSEPE)

O balneário fica ao lado do asfalto que dá acesso à cidade de Nova Esperança do Sul, em Curuçu. Há espaço para camping, recebendo visitação de Dezembro a Março, com agendamento antecipado.


Fonte: adaptado de http://www.ferias.tur.br/informacoes/7905/nova-esperanca-do-sul-rs.html

Cascata 1

Um lagarto tomando sol

Cascata 2

Gruta subterrânea

Gruta subterrânea

Manifestação de fé

Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora da Conceição

Um comentário:

MimiChaudon.blogspot disse...

Oi Michele, muito bonito este lugar! E a fotografia de abertura do seu Blog, onde fica esta paisagem?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...