segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Jardim - MS

Jardim – MS é um dos municípios que integram o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, apresentando grande potencial turístico, oferecendo infra-estrutura turística para atender os visitantes que se interessam por ecoturismo e turismo de aventura. Junto a Bonito formam um pólo de ecoturismo dos mais organizados e preservados do país. Os passeios são acompanhados por guias especializados que devem ser contratados nas agências de turismo local. O Rio da Prata é uma das principais atrações de Jardim; com suas águas cristalinas é um dos melhores locais para flutuação para observação de inúmeras espécies de peixes da região. Também é possível fazer mergulho autônomo na Lagoa Misteriosa que possui 200 metros de profundidade e águas límpidas. O Buraco das Araras é outro atrativo interessantíssimo para observação das araras vermelhas. Há também vários monumentos relacionados à Retirada da Laguna, um dos episódios da Guerra do Paraguai, além de ser pioneira no artesanato em osso, madeira e couro, conhecido e comercializado nacionalmente e internacionalmente.
O acesso pode ser feito de carro ou ônibus, partindo de Campo Grande, pela BR 060, via Nioaque e Guia Lopes da Laguna.
Fundada em 1946, seus primeiros moradores foram operários da construção da rodovia que ligaria o Brasil à fronteira com o Paraguai, a qual permitiu e ao município tornar-se uma cidade-pólo e ter uma posição geográfica privilegiada.
O município de Jardim está localizado na microrregião de Bodoquena e possui 2.207,7 km² de extensão. Por estar numa região chamada Depressão do Miranda, não há grandes altitudes, e a altitude média do município é de 259 metros.
Pertence à Bacia do rio Paraguai e sub-bacias dos rios Miranda e Aquidauana. A vegetação é composta de cerrado na área central do município e vestígios de mata atlântica a oeste e sul, típica da região da Serra da Bodoquena.
Ocorrências minerais: cobre, areia, calcário calcítico e dolomito.
O clima do município é subtropical úmido e as temperaturas variam de 15 a 39 graus. A precipitação pluviométrica varia de 1.750 a 2.000 mm.
A economia na região está baseada principalmente na atividade primária (pecuária e agricultura), apesar de o comércio ser a principal fonte de arrecadação de ICMS. O turismo também tem se destacado no setor econômico do município, desenvolvendo-se por suas potencialidades e localização estratégica.
Jardim possui vários pontos de atração turística, e a concentração elevada de calcário no solo favorece o aparecimento de rios de acentuada limpidez, formando cachoeiras e grutas de elevado valor científico. Juntamente com Bonito e Bodoquena, constituem o Complexo Turístico da Serra da Bodoquena, região de grande potencial turístico. O ecoturismo na região é uma forma de explorar a riqueza da natureza, sem deixar de preservá-la. Atividades turísticas:
- Rio da Prata: Rio de elevada transparência e teor de calcário. Na época de inverno, a transparência pode chegar a 50 m. Nas margens do rio existe uma RPPN de 307 hectares, possibilitando a contemplação da fauna e flora típicas da região. Os balneários nesse rio são em sua maioria particulares, sendo um municipal.
- Buraco das Araras: maior depressão de granito da América Latina, possui cerca de 100 m de profundidade e 500 m de circunferência. O seu nome se originou da enorme quantidade de araras que sobrevoam o local
- Rios piscosos: rio Miranda, onde é possível também a prática de bóia-cross.
- Lagoa Grande: Lagoa com 70 hectares de espelho d'água, propícia aos esportes náuticos e passeios ecológicos
Em decorrência da formação geológica da região, existem muitas grutas. Algumas ainda não foram abertas para a visitação, de acordo com a portaria do IBAMA de 2001, que regulamenta a visita nas grutas. Entre as já liberadas:
- Gruta das Abelhas: primeira gruta alagada do Brasil, ideal para o espeleo-mergulho.
- Lagoa Misteriosa: gruta cuja profundidade ainda não foi medida; ideal para o mergulho, localizado às margens do rio da prata.
Turismo histórico:
Palco da Retirada da Laguna e da ocupação das terras por operários da CER-3, a cidade preserva sua história mantendo monumentos da época. Jardim é o único município do Complexo Turístico da Serra da Bodoquena a apresentar o turismo histórico. São eles: ‎
- Monumento Histórico dos Heróis (Cemitério dos Heróis): localizado a 5 km do município, é o local onde foram enterrados os corpos dos combatentes da Guerra do Paraguai, Cel. Camisão, Cel. Juvêncio, José Francisco Lopes – o Guia Lopes, e muitos outros soldados que foram deixados no local por estarem condenados pelo cólera. O passeio também inclui visita às trincheiras do tempo da guerra do Paraguai, ainda preservadas. Trata-se de um memorial para todos os cidadãos brasileiros, pois muitos soldados perderam a vida para que esta região se tornasse solo nacional.
- Museu da CER 3: O Museu da Comissão de Estradas e Rodagem Número Três está localizado no interior da 4ª Companhia de Engenharia e Combate Mecanizada; o acervo do museu conta a história do exército na região com relatos, fatos, fotos e equipamentos antigos. A C.E.R-3 integrava a estrutura do antigo Ministério da Guerra, com oficiais formados em engenharia, topografia, desenho e outras áreas técnicas necessárias à construção das estradas que interligavam as cidades de fronteira. O museu foi criado pelos militares e ex-funcionários da CER-3 como forma de preservar a história da região. O acervo do museu conta ainda com projetores e objetos do extinto "Cine Jardim", antes localizado no CER-3, bem como a antiga moeda Jardinense, o Boró.
- Ponte Velha: trata-se de uma ponte construída na Era Vargas, década de 30. Importante ligação para o sudoeste de Mato Grosso do Sul, mormente a ligação para Bela Vista e Porto Murtinho, é tida como "obra de arte" sobre o rio Miranda.
- Igreja Santo Antônio: primeira igreja da cidade, em estilo da década de 40.
- Esporte Clube Jardim: primeiro clube social de Jardim. Inicialmente era o local de eventos da alta sociedade e militares jardinenses.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_(Mato_Grosso_do_Sul)
http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/mato-grosso-do-sul/jardim/
http://www.jardim.ms.gov.br/

Entrada do Cemitério dos Heróis

Interior do Cemitério dos Heróis

Placas

Museu da CER-3

Na entrada do museu

Balneário Municipal (pacus e piraputangas)

Piraputanga

Os peixes dando show!

Eles nadam junto com as pessoas!

Eu adorei esse lugar!

Outros animais encontrados por lá... (não sei qual a espécie desse macaquinho)

Mutum

Paisagem típica do cerrado

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...