terça-feira, 16 de novembro de 2010

São Luiz Gonzaga - RS

Sábado, início do feriadão, estive em São Luiz Gonzaga. Aproveitei para fazer um breve turismo pela cidade missioneira! Conheça um pouco mais desta importante cidade para a história rio-grandense.

São Luís das Missões, mais tarde chamada de São Luiz Gonzaga, foi fundada em 1687 pelo padre Miguel Fernandes, localizada no noroeste do atual Estado do Rio Grande do Sul, no chamado território das Missões, estas criadas em decorrência da ação dos jesuítas destinada à catequese dos índios guaranis, habitantes daquela área. Sobreviveram até 1756, quando guaranis e jesuítas foram expulsos por tropas portuguesas e espanholas por força da nova divisão do território entre as duas nações estabelecida pelo Tratado de Madri de 1750.
Com a expulsão e morte da população indígena local pelos invasores, apesar da heróica resistência liderada pelo chefe guarani Sepé Tiaraju, a região passou por uma fase de abandono e estagnação até o século XIX, quando iniciou o desenvolvimento da atividade agrícola e pecuária, alcançando um momento de progresso que culminou com a emancipação política em 1880.
José Gomes Pinheiro Machado, ao retornar dos seus estudos de Direito em São Paulo, em 1878, se estabeleceu na cidade com banca de advocacia e passou a desenvolver a pecuária na Fazenda Piraju, de propriedade da sua família, muito trabalhando durante a sua carreira política pelo progresso do município.
Dedicando-se apaixonadamente à causa republicana, fundou em São Luiz o primeiro Clube Republicano Riograndense. Mais tarde, já como senador da República pelo Estado do Rio Grande do Sul, no alvorecer do século XX, procurou criar para a região a infraestrutura para o progresso, através da construção da estrada de ferro, da ponte sobre o Rio Piratini, da criação da escola agrícola e de outras iniciativas.
Com a chegada de importante unidade do Exército Brasileiro, o 3º Regimento de Cavalaria, em 1905, novos fatores de progresso daí se desenvolveram.
O município, por estar situado na região das Missões, é valorizado pelo turismo, que oferece muitos pontos de interesse para os visitantes a partir da história local. Além disso, é lugar de belas paisagens, cortadas por diversos arroios e rios, como o Piratini, o Ijuí e o Ximbocu.


Eu aproveitei para conhecer alguns pontos turíticos. Veja nas fotos:

Igreja Matriz
A construção da atual Igreja foi iniciada em 1932 e sua inauguração deu-se em 19 de novembro de 1945, devido à complexidade de seu projeto arquitetônico, que envolvia vários estilos, com predominância do estilo gótico.
No seu interior, encontra-se a magnífica coleção de doze estátuas em madeira que constituem o acervo missioneiro preservado há mais de 300 anos.
A igreja se destaca também por seus belíssimos vitrais, tendo à frente duas colunas do antigo colégio jesuítico demolido em 1932 para se abrir uma rua. Numa das colunas, existe uma estátua do Padre Roque Gonzáles e um Índio Guarani, esculpidos por Valentin Von Adamovich.







Praça da Matriz

A Praça da Matriz, com seu belo traçado e projeto paisagista, é um verdadeiro cartão postal no centro da cidade, recanto de beleza, árvores nativas, jardins com passeios iluminados à noite.

Nesta casa localiza-se o Museu Senador Pinheiro Machado

Olha o que eu achei...

Gruta Nossa Senhora de Lourdes


O passeio foi rápido, mas ficou devidamente registrado! Faltou conhecer o Museu Senador Pinheiro Machado (que estava fechado), o Museu Arqueológico, o Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir e a ponte de ferro do Rio Piratini. Ficarão para uma próxima oportunidade!

Fonte: http://www.saoluizrs.com.br/turismo.php e http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Luiz_Gonzaga

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...