sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Advento


Uma artista da nossa Comunidade recortou essas figuras do presépio: A Maria, o José e o Menino. Depois, no lugar dos pastores de ovelhas, que eram marginalizados na sua época, ela colocou pessoas marginalizadas da nossa época: O rapazote cadeirante e a mãe com sua criança pequena. Será que se trata de uma mãe que precisa criar sozinha seu menino? Junto com eles, um senhor idoso e frágil apoiado na bengala. Essas pessoas encontram acolhida na manjedoura. São pessoas pouco importantes na hierarquia de valores que nossa sociedade estabelece, já que valoriza mais quem produz mais e quem pode comprar muitas coisas que brilham.
Se a artista fosse brasileira, talvez incluiria uma família de indígenas.
Na manjedoura, essas pessoas da margem são benvindas, uma vez que o próprio menino teve como primeira cama um comedouro de vacas.
Nesses dias, representantes dos governos do mundo inteiro se reúnem mais uma vez para tomar decisões sobre a redução das causas que estão mudando o clima sobre a Terra. Será que eles colocarão os mais frágeis no centro das suas decisões? Pois, serão os mais pobres e mais fracos que sofrerão, por primeiro, as consequências das mudanças climáticas. Aliás, já estão sofrendo.


Desenho da artista Brigitte Kraft, que mora na cidade de Schwäbisch Hall, no Sul da Alemanha.
Texto do Pastor Silvio Meincke, da Alemanha.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...