quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Sentinela dos pampas!
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Ele voltou! E veio acompanhado!
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
A rua mais bonita do mundo...
... é a Rua Gonçalo de Carvalho, localizada no bairro Independência, município de Porto Alegre, Brasil. Ladeada de árvores do gênero tipuana, ficou famosa na década de 2000 após uma campanha pela preservação do local, que se espalhou pela internet e levou a via a ser apelidada de "rua mais bonita do mundo" e a ser considerada "patrimônio ambiental" pela prefeitura.
Fonte: Wikipédia
Dia da árvore
No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.
Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.
Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.
Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.
As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; e a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.
Em face das necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.
O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruídas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares das devastações, mas o tempo que levam para crescer é muito grande.
O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Fonte: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-da-arvore.htm
terça-feira, 20 de setembro de 2011
8ª Exposição de orquídeas, cactos e bromélias de Santiago RS
A ACOBS - Associação de Cactos, Orquídeas e Bromélias de Santiago, com apoio da Prefeitura Municipal, realizará, nos dias 24 e 25 de setembro de 2011, a sua 8ª exposição, no Shopping Ilha Bela. Participe!


Viva o 20 de Setembro!
Como aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o 20 de Setembro
O precursor da liberdade
Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra
De modelo a toda Terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra
Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo
Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra
De modelo a toda Terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra



segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Igreja Matriz São Pedro - Gramado - RS
Foi construída originalmente em madeira, como capela, em 1917 e depois em pedras, em 1943. A construção levou 8 anos para ficar pronta e é uma das maiores demonstrações de religiosidade dos fiéis gramadenses. A estrutura montada em pedra basáltica bem no centro de Gramado tem vitrais sacros que causam belos efeitos luminosos, todos lembrando as passagens da vida do Apóstolo Pedro ao lado de Cristo. Sua torre tem 46 metros e inspira uma oração especial a São Pedro, padroeiro da cidade.
A Igreja São Pedro fica em frente à Praça Major Nicoletti e a Rua Coberta, no centro de Gramado.
Fonte do texto: http://gramadosite.com.br/hotsite/igrejasaopedro