sábado, 2 de julho de 2011

Destinos para viajar de carro


Matéria publicada hoje no msn indica o Jalapão como um dos destinos para viajar de carro; leia na íntegra:


Opções de passeio e viagens começam a bater à porta de quem tem as férias de meio de ano para aproveitar. Seja um final de semana prolongado ou um mês inteiro, não faltam alternativas para quem queira curtir o frio ou fugir dele. Nesta lista, selecionada pelo iCarros, há algumas sugestões de roteiros e de destinos para aqueles que gostam de pegar o carro e curtir a paisagem.

Campos do Jordão (SP)
Além de ser um point badalado no inverno paulistano, com desfile de pessoas bonitas e carros de luxo e esportivos, a estrada que leva à cidade de Campos do Jordão, localizada a 173 quilômetros da capital, foi considerada a segunda melhor do País, de acordo com o Guia Quatro Rodas Rodoviário. Portanto, o percurso pela Ayrton Senna, para quem não está acostumado a pegá-la, é um motivo a mais para curtir a viagem ao volante de um bom carro. Só não se esqueça de deixar um casaco para fora da mala. Conforme o motorista vai subindo a serra, a temperatura vai caindo...

Estrada da Graciosa (PR)
Grávidas e pessoas com tendência a enjoar na estrada devem evitar a estrada da Graciosa (PR – 410). O percurso que vai de Curitiba às cidades litorâneas de Antonina e Morretes é marcada por diversas curvas acentuadas, perfeitas para avaliara a dirigibilidade do carro, com incursões de vias de paralelepípedo. Para os acompanhantes, vale apreciar a paisagem preservada de Mata Atlântica, além de poder parar para curtir parques e cachoeiras que ficam pelo caminho.

Maragogi (PE/AL)
Não há novidade em dizer que a faixa litorânea nordestina é um das mais bonitas do mundo. Há um trecho em especial, no entanto, que vale a pena ser percorrido de carro. O município de Maragogi está situado na divisa entre Alagoas e Pernambuco e inclui diversas praias, uma, inclusive, que leva o mesmo nome, caracterizada por águas calmas e transparentes.

Transpantaneira (MT)
A MT-060, idealizada nos anos 70, era um projeto que ligaria o Norte ao Sul. Mais de quatro décadas depois, no entanto, ela serve apenas aos turistas e aos fazendeiros da região (a Transpantaneira fica a cerca de 100 quilômetros de Cuiabá). Em seu percurso, não faltam animais exóticos para serem admirados e muitas pontes de madeira para serem atravessadas. Neste caso, todo cuidado é pouco e, por isso, indica-se verificar a firmeza da madeira antes de passar com o carro. Uma outra dica é abastecer o veículo antes de passar pela estrada, já que não há muita oferta de postos de combustível.

Jalapão (TO)
Destino pouco explorado, o Jalapão é uma região do Tocantins com uma natureza exuberante. Se a ideia é se aventurar em um 4x4 em meio a corredeiras, dunas, cachoeiras e grandes formações rochosas, eleja a capital do Estado, Palmas, como seu próximo destino. A partir de lá, monte em um off road e vá desbravar a região, que fica a pouco mais de 100 quilômetros de distância da cidade.

Ilha Bela (SP)
A capital da vela também reserva atrações para quem não é adepto do esporte aquático. Trilhas por cachoeiras e praias são o ponto forte para quem quer se aventurar em um 4x4. Além disso, percorrer a via costeira que leva às diversas praias também vale a pena, seja ao amanhecer ou durante o pôr-do-sol. Assim como em Campos do Jordão, é preciso ter paciência quando há excesso de pessoas por causa do trânsito.

Além da mala - no planejamento da sua viagem, alguns itens essenciais devem ser lembrados para que o passeio seja perfeito. Não se esqueça de fazer uma checagem geral na parte elétrica e mecânica do carro (inclua o estepe nesta verificação), inclua um kit de primeiros socorros na bagagem e consulte os pedágios e condições das vias/meteorológicas antes de cair na estrada. Boa viagem!

Um comentário:

Flavia disse...

Eu fiz esse trecho entre Maceió e Recife de carro pelo litoral,e realmente esse trecho tem praias fantásticas e nem um pouco divulgada pelas agências de turismo(acho que isso é uma coisa boa,hehe),entre elas Sao Miguel dos Milagres,Praia do Toque e a própria Maragogi!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...