quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Serra dos Pilões - Jagunços e Tropeiros



Leitura obrigatória para quem se apaixonou pelo Jalapão (meu caso!), ou deseja conhecer a região, o livro "Serra dos Pilões - Jagunços e Tropeiros", de Moura Lima, é um verdadeiro tesouro. Retrata com exatidão as belíssimas paisagens do então Norte de Goiás, nos idos de 1914. Trata-se de um romance com linguagem totalmente regional, com personagens fictícios, mas fatos reais. A leitura foi uma indicação do guia turístico Mauro Fontoura (http://ourodojalapao.blogspot.com/), um autêntico jalapoeiro! Moura Lima descreve com muita sensibilidade os fatos ocorridos entre Pedro Afonso e o Jalapão entre 1914 e 1915, fazendo com que o leitor reflita sobre aquele período da história do Brasil. Francisco de Britto, da Academia de Letras de Goiás, comentou sobre o livro: "Sua leitura é chocante; mas a culpa não é do autor que não poderia pintar o inferno com as cores suaves com que se pinta o céu." Digo que a leitura é chocante sob dois aspectos: os fatos reais narrados (uma história sanguinária de extrema crueldade) e a descrição das belíssimas paisagens - hoje tocantinenses - e do cotidiano do coração do sertão. Recomendo!

2 comentários:

GRÉGORIO AGUIAR disse...

Li e reli Serra dos Pilões,obra monumental,que me levou a conhecer o Jalapão.O livro foi publicado no AMAZON e está disponível,em forma digital para o Kindle,que facilitar e muito o turista do Jalapão que fará a leitura ao vivo naquela paisagem arrebatadora! Obrigado pela feliz sugestão!

Gregório Aguiar

Anônimo disse...

Michele, segue link do livro na Amazon: http://www.amazon.com.br/s/ref=nb_sb_noss_2?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&url=search-alias%3Daps&field-keywords=serra+dos+piloes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...