domingo, 4 de dezembro de 2011

Eles podem desaparecer para sempre...

Você sabia que o Brasil abriga 13% de todas as espécies já descritas pela ciência? E que aproximadamente 40% das florestas tropicais do mundo estão aqui? E você sabia que mais de 600 animais estão ameaçados de extinção no país? Esses são dados do Ministério do Meio Ambiente que mostram o lado obscuro da vasta biodiversidade brasileira.
O estudo que mapeia a nossa fauna em risco de extinção assusta. A Lista Vermelha brasileira registra 627 espécies que podem deixar de existir nos próximos anos. São 394 animais terrestres e 233 aquáticos. Todas as informações estão reunidas no Livro Vermelho, elaborado pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio), segundo o qual, 64% dos animais em extinção estão na Mata Atlântica - resultado de desmatamentos, ocupação territorial pela população humana e poluição de rios e oceanos.
O que é ruim pode ficar pior: algumas espécies ainda ganham o carimbo CR ao lado de seus nomes, sigla em inglês para criticamente em perigo, ou criticamente ameaçado de extinção. No total, são 125 nesta situação.
Conheça agora alguns animais que estão criticamente em perigo e algumas medidas que podem evitar sua extinção nos próximos anos:

Cuíca-de-colete (Caluromysiops irrupta)

Baleia-azul (Balaenoptera musculus)

Mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus)

Bugio-marrom (Alouatta guariba guariba)

Rato-do-mato (Wilfredomys oenax)

Cação-bico-doce (Galeorhinus galeus)

Borboleta Actinote zikani

Arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari)

Pato mergulhão (Mergus octosetaceus)


Leia a reportagem completa em http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5497077-EI8145,00-Conheca+animais+que+podem+desaparecer+em+breve+no+Brasil.html#tarticle

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...