quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Corumbá - MS - Capital do Pantanal!

Corumbá é um município brasileiro da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Situada na margem esquerda do rio Paraguai e também na fronteira entre o Brasil, o Paraguai e a Bolívia (situação conhecida como tríplice fronteira), Corumbá é considerada o primeiro pólo de desenvolvimento da região, e por abrigar 60% do território pantaneiro, recebeu o apelido Capital do Pantanal, além de ser a principal e mais importante zona urbana da região alagada. Também é o maior município em extensão territorial do Brasil (fora da região Norte), com aproximadamente 65 mil km², e o segundo município fronteiriço mais populoso de todo o Norte e Centro-Oeste do Brasil, atrás apenas de Porto Velho, capital de Rondônia.
A cidade sempre foi muito estratégica regionalmente para a entrada das mercadorias europeias e sua localização, após a serra de Albuquerque (que finaliza o Pantanal ao sul), no último trecho facilmente navegável do Rio Paraguai para embarcações de maior calado e a beira do Pantanal, lhe garantiu um rápido e rico crescimento entre o final do século XIX e começo do século XX, quando a borracha da Amazônia passou também a ser exportada por ali. Era também um importante entreposto fluvial de Cuiabá e Cáceres, ambas importantes centros fluviais da região numa época em que só se chegava a Corumbá pelo rio, o que fez com que fosse centralizado temporariamente ali o parlamento estadual (nessa época por pouco Corumbá não foi a capital do estado). As disputas por território entre portugueses e espanhóis estão na origem da cidade cujo primeiro vilarejo surgiu em 1778, com o nome de Vila de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque. Corumbá é conhecida como cidade branca pela cor clara de sua terra, pois está assentada sobre uma formação de calcário, que dá a cor clara as terras locais.
Constitui o mais importante porto do estado de Mato Grosso do Sul e um dos mais importantes portos fluviais do Brasil e do mundo. Daqui

Visitei Corumbá em julho de 2008 e gostei muito do que vi - o Rio Paraguai (e o belíssimo passeio de barco, ao som de Chalana, de Almir Sater), a Casa do Artesão, o Casario do Porto, o Forte Junqueira, a Estrada Parque, o Cristo Rei do Pantanal, Estação Natureza Pantanal, além das cidades vizinhas de Ladário e Puerto Suarez e Puerto Quijarro, ambas na Bolívia. Isso sem contar os animais do Pantanal, as paisagens belíssimas, as boiadas e todo o carisma do povo pantaneiro!

Saiba mais sobre Corumbá aqui

Ponte sobre o Rio Paraguai

Rio Paraguai

Rio Paraguai

Cristo Rei do Pantanal, no Morro do Cruzeiro
Vista de Corumbá do Morro do Cruzeiro






Um comentário:

roby1984it disse...

gostei das fotos!! que lugares bonitos :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...