Brasiléia é banhada pelos rios Acre e Xapuri. Com o primeiro faz limite com a vizinha República da Bolívia. Nas primeiras décadas deste século viveu o auge da exploração extrativista da castanha e da borracha, que eram transportadas pelo Rio Acre através de navios de carga conhecidos como "chata". Hoje esse tipo de transporte desapareceu, para dar lugar ao transporte rodoviário através da rodovia BR-317 que liga a capital do Estado, Rio Branco, totalmente asfaltada, constituindo-se na sua principal via de acesso.
Apesar de instituída como Área de Livre Comércio, a mesma ainda não foi regulamentada. Atualmente, registra-se forte dependência comercial com o vizinho município boliviano de Cobija, contrariando o ocorrido em décadas passadas, quando o fato era o inverso.
Atualmente a cidade de Brasiléia não conta com uma infra-estrutura hoteleira e de restaurantes capaz de atender ao fluxo de turistas que fazem compras na zona franca de Cobija, principalmente nos finais de semana. As atividades econômicas encontram-se praticamente paralisadas, sua agricultura é tradicional, a indústria dá lentos sinais de recuperação, com a instalação de uma beneficiadora de leite, que permitirá abastecer mercados como Epitaciolândia e Cobija (Bolívia); algumas serrarias e fábricas de móveis. A pecuária possui um efetivo considerável, principalmente de gado de corte. Existe grande potencial para o ecoturismo, precisando apenas de maior divulgação de seu potencial.
Indo de Brasiléia a Cobija
A ponte internacional
Cobija é uma cidade da Bolívia, capital do departamento de Pando e da província de Nicolás Suárez. Está situada a beira do Rio Acre na fronteira com o Brasil, tendo Brasiléia e Epitaciolândia como vizinhos, a uma altitude de 235 metros acima do nível do mar com um clima tropical e chuvoso. Cobija tinha dois aeroportos (um deles em funcionamento ainda, o Heroes del Acre, com pista asfaltada de 2.000 metros) e está conectada através de uma estrada com a cidade de El Choro no departamento do Beni, a qual as vezes não é transitável no período das chuvas.
Cobija foi fundada em 1906 com o nome de Bahía, mudou seu nome para o atual em 1908 em homenagem ao antigo porto de mar boliviano Cobija (Lamar) no Oceano Pacífico. Cobija experimentou um auge econômico na década de 1940 graças à implantação da indústria de borracha. É a capital de departamento menos habitado do país.
Praça central de Cobija
Nos arredores da cidade
Retornando ao Brasil
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