sábado, 27 de agosto de 2011

Fotografia de natureza


Nas minhas últimas férias, quando voltava do Jalapão, enquanto aguardava minha conexão em Brasília, vi um livro muito interessante, que não podia deixar enfeitando a prateleira da livraria nem mais um minuto - ele tinha que ser meu! Trata-se de "Fotografia de Natureza - teoria e prática", de Luiz Claudio Marigo. Um livro excelente! Perfeito para quem gosta de fotografar a natureza ou simplesmente apreciar as belas fotos de suas páginas. Mas um livro essencial para quem quer se aprofundar mais na técnica de bem fotografar o que já é perfeito: a própria natureza. Logo nas primeiras páginas do livro deu vontade de saber mais sobre o autor e então fui pesquisar sobre ele. Veja que interessante o texto abaixo, extraído de seu site:

“Nasci no Rio de Janeiro, em 1950, e me criei entre o mar e a floresta atlântica. Minhas primeiras descobertas da natureza- as incursões que fazia pelas encostas dos morros próximos à minha casa e brincadeiras no mar e nas areias da praia de Copacabana - exerceram uma profunda influência na minha vida e no meu trabalho. Como as tartarugas marinhas, guardamos as experiências da infância no recôndito mais profundo da mente e desejamos voltar a elas na idade adulta. A fotografia de natureza me dá a oportunidade de recapturar as imagens da infância e, quando me perguntam por que escolhi este trabalho, a resposta vem com muita clareza: caminhar nas florestas e nos campos é, para mim, uma necessidade vital- eu preciso fazer isso.

Quando, sorrateiramente, sigo quase sem poder respirar, os macacos, os tucanos ou as pequenas aves nas matas, naquele momento entro em contato com o essencial significado da vida. Isso realimenta o meu espírito e dá sentido à minha existência. É natural que, já adulto, direcionei esta necessidade para o trabalho, visando a própria sobrevivência. Tenho, também, plena consciência de que o meu amor à natureza transparece em cada uma de minhas fotos, tornando o meu trabalho missionário na luta pela conservação da natureza e sobrevivência dos seres que tanto amo e respeito.

O trabalho de Ernst Haas, Eliot Porter e Eric Hosking tiveram a mais forte influência visual sobre mim. Admiro estes fotógrafos como grandes criadores e desbravadores de técnicas e conceitos de fotografia de natureza. Mas, a experiência, mesmo para um fotógrafo, não é apenas visual. A poesia japonesa do haicai, a poesia do indiano Rabindranath Tagore, as obras de Guimarães Rosa e Thiago de Mello "descrevendo" os cerrados e a floresta amazônica, o livro "Walden" de Henry David Thoreau e a música de Debussy e de Villa-Lobos (em especial a Bachiana nº4 e A Floresta do Amazonas) são algumas fortes influências que colaboraram para compor as emoções e sensações que formam o meu "repertório".

Minhas primeiras fotos, com uma câmara totalmente manual do meu pai, foram cenas da cidade e gente nas ruas, com inspiração em Henri Cartier-Bresson. Quando deixei o curso de Economia e, mais tarde o de Filosofia, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, para me dedicar apenas ao que eu gostava de fazer, experimentei algumas cenas no campo e nas florestas. No entanto, a profissionalização levou-me, durante algum tempo, à fotografia comercial de produtos. Felizmente, um trabalho encomendado pela Editora José Olympio- onde minha esposa trabalhava-, levou-me ao Pantanal de Mato Grosso em 1975. Lá, então, a realidade se revelou aos meus olhos! Sobrevoando as planícies inundadase observando tuiuiús, cabeças-secas, garças, cervos e capivaras fugindo à aproximação do avião, percebi que precisava continuar trabalhando assim pelo resto da vida.

No início dos anos 80, conheci o biólogo José Márcio Ayres que estudava a ecologia de primatas amazônicos efui visitar sua área de estudos no lago Mamirauá para fotografar o uacari-branco. Desta amizade resultou uma longa colaboração, que dura até hoje. Juntos, propusemos ao Governo Brasileiro, em 1985, a criação da Reserva Mamirauá que, finalmente foi decretada em 1990. Desde então, trabalho como fotógrafo na reserva e, agora também na recém-criada Reserva Amanã. Em 1990 organizei com uma equipe de ornitólogos uma expedição para localizar a quase-extinta ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) no sertão do nordeste brasileiro. Achamos apenas um indivíduo na natureza. A única tentativa de introduzir outra ararinha na região (esta criada em cativeiro) não foi bem sucedida e até hoje o exemplar macho, livre, espera uma companheira.

O Brasil é um país de grande diversidade biológica e abriga quase a terça parte de todas as florestas tropicais remanescentes na Terra. Estes fatos, de tão grande importância, são pouco compreendidos por muitos órgãos do Governo e ainda menos pela população brasileira. Por isso, acho que a função social do meu trabalho é chamar a atenção da opinião pública para a nossa tremenda riqueza de formas de vida, com toda a sua beleza, produzindo um conhecimento mais amplo e profundo de nossos ecossistemas, plantas e animais.

Só salvaremos nossa biodiversidade quando pudermos compreendê-la melhor. Acredito que quando um sentimento de cuidado e respeito pela natureza conquistar a sociedade brasileira - e isto só se dará pela educação - aí poderemos ter certeza de que nossa flora e fauna serão preservadas para as gerações futuras. Eu amo a natureza e ganho a vida trabalhando na natureza, da mesma maneira que o homem primitivo fazia no passado e, por isso me sinto profundamente comprometido com sua conservação.

Acredito que a qualidade e a beleza das fotografias são essenciais para atrair o olhar das pessoas e conquistar seus corações, aumentando assim o número daqueles que defendem a natureza. Espero que o meu trabalho transmita a mesma alegria e emoção que sinto nos ambientes selvagens e que as minhas fotografias não se transformem apenas em mais um documento do passado.”

Veja mais em http://www.lcmarigo.com.br/home.htm

Fica registrada aqui a minha homenagem a este grande fotógrafo, a esta grande pessoa!

Ps.: Para mim, a foto da borboleta e do jacaré expressa a essência da natureza, o perfeito equilíbrio. É uma das, senão a mais, bela foto de animais que já vi.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...