segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Mato Leitão - RS - "Cidade das Orquídeas"

Mato Leitão-sede foi colonizada em 1906. A Fazenda Boa Vista pertencia a família do Coronel João de Freitas Leitão, morador de Rio Pardo, sendo que os habitantes das colônias próximas denominavam esta região de LEITAO'SWALD, dando origem ao nome do município. Em 1957 transformou-se em distrito de Venâncio Aires, conquistando a emancipação em 20 de março de 1992. Possui área de 46,5 Km² e aproximadamente 3.800 habitantes.

A formação étnica do povo é alemã e lusa, havendo hoje miscigenação. Mato Leitão tem vocação agrícola destacando-se pela diversificação das culturas de aipim, milho, erva-mate, fumo, hortigranjeiros,... e o surgimento de agroindústrias. Cresce a produção de leite com melhoria do rebanho leiteiro e tecnologias de produção, impulso na produção de suínos, alevinos e aves.

O comércio é bem organizado e diversificado. Destaca-se na indústria o Frigorífico Mercosul, com abate e beneficiamento de carne bovina e ovina, a filial da Calçados Beira Rio, que produz calçados femininos e ainda indústria de biscoitos, metalurgia e erva-mate.

A religiosidade, a valorização da educação, esporte, cultura e espírito comunitário são marcas trazidas pelos colonizadores. A preservação desta herança histórico-cultural evidencia-se no cultivo das flores, com destaque orquídea, no canto coral, na dança, música e artes plásticas, a alegria de viver e participar.

Há preocupação com as questões ambientais, onde acontecem vários projetos com intuito de preservar a fauna, flora e as fontes de água.
Existe boa infraestrutura urbana e rural com comunidades bem organizadas, lindas paisagens, com potencial turístico.

Mato Leitão é conhecida na região pelo espírito empreendedor, e de organização de seu povo, pela excelente gastronomia, hospitalidade e manifestações artístico-culturais.

Fonte: http://www.matoleitao-rs.com.br/


Detalhe da Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal

Na Praça - eu, minha mãe e a amiga Fátima

Cemitério Santa Inês

Cemitério Santa Inês



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...