Planejada desde o início, Palmas foi construída pela força de trabalhadores que chegaram de todas as partes do país. Com belezas naturais ainda intactas, quilômetros de praias fluviais, cachoeiras e reservas ecológicas, a Capital está situada no centro geográfico de Tocantins e integra a Região Turística de Palmas, juntamente com outros quatro municípios - Lajeado, Miracema do Tocantins, Monte do Carmo e Porto Nacional.
Fundada em 20 de maio de 1989, Palmas foi projetada para substituir a capital provisória, Miracema do Norte, e apresenta números populacionais crescentes. Aos 22 anos, a capital do Tocantins já tem mais de 200 mil habitantes e mostra que a “Capital das oportunidades”, como é conhecida, oferece boas opções de investimentos, atraindo pessoas de vários lugares do Brasil para residir na cidade.
O turismo na capital foi planejado desde sua criação. Da mesma forma que Brasília, Palmas foi projetada para ter vias públicas largas, boas praças, praias fluviais e preservação ambiental. Muitas pessoas vêm de outras cidades, estados e até de outros países para conhecer o município. Os principais pontos turísticos são o Parque Cesamar, a Praia da Graciosa, a Praia da Prata, Feira do Bosque, entre outros. Sem contar com as cachoeiras do distrito de Taquaruçu que, localizadas a apenas 30km da cidade, são lugares paradisíacos, naturalmente prontos para visitação. São mais de 80 cachoeiras com estrutura para turistas. A Praça dos Girassóis é a sede dos três poderes e boa opção para quem gosta de observar os novos edifícios oficiais e monumentos. Durante os meses de junho a agosto acontece a temporada de praias, pois são os meses de verão, enquanto que no restante do país predomina o inverno. Na Capital estão localizados os principais eventos turísticos do estado, onde acontecem shows nacionais, regionais, campeonatos esportivos e náuticos.
A cidade de Palmas é um dos 65 Destinos Indutores de Desenvolvimento Regional, selecionados pelo Ministério do Turismo, para fomentar o turismo. Mais que isso, Palmas é uma excelente opção para os turistas que apreciam a mistura de bela arquitetura e paisagens naturais preservadas.
Fonte dos textos: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20110520.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas
Espaço Cultural
Av. JK (en frente ao Palácio Araguaia)
Centro Geodésico do Brasil (ala norte do Palácio Araguaia)
O cruzeiro (local onde foi celebrada a 1ª missa dando início a construção de Palmas)
Monumento "Súplica dos Pioneiros" em homenagem aos que lutaram pela construção do Estado do TO
Palácio Araguaia (Sede do Poder Executivo Estadual)
Monumento aos 18 do Forte e ao fundo, o Memorial Coluna Prestes
Nenhum comentário:
Postar um comentário