domingo, 31 de outubro de 2010

Presente de domingo...

Elas podem até ser barulhentas, mas entre o barulho e a beleza, fico com a segunda opção! Hoje eu estava olhando um pomar na casa de amigos muito queridos quando, de repente, um "bicho", num vôo frenético, quase me atropelou! Logo parou nas folhas da primeira árvore que encontrou pela frente e lá fui eu, curiosa, verificar quem era o indivíduo que, segundos antes, deu um rasante no meu rosto: uma cigarra. Ou melhor, uma bela de uma cigarra! Olhei atentamente suas asas (azuis nas extremidades) que tinham passado próximas aos meus olhos e me chamaram tanto a atenção e pensei: tenho que fotografar isso. No mesmo instante, torci para que ela não saísse voando por aí até eu pegar minha câmera. Fui correndo, literalmente, e consegui resgistrar a beleza desse inseto que, para muitos, não passa de um bicho barulhento. Para mim, foi um presente de domingo! Aprecie!


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Reflexão de hoje

"O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você."
Mário Quintana

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Diálogo com a natureza

"É inadmissível que se trate a vida como algo abstrato, passível de ser abstratamente manejado. Essa atitude sempre leva a soluções que não são soluções, que não funcionam realmente ao longo do tempo. O ser humano precisa desenvolver sua sensibilidade e observar a Natureza. Se fizer isso começará a entender o que ela lhe diz; o que ela lhe pede em cada momento, em cada situação e, então sim, encontrará boas alternativas, boas saídas, boas soluções."
José Lutzenberger

sábado, 23 de outubro de 2010

Canário da terra

Estava fotografando as flores da minha casa quando, do nada, olhei para a casinha dos canários (eles fazem ninho todos os anos nela) e, para minha surpresa, o canarinho pai estava dentro da casinha, com a cabeça na porta, cuidando do ninho. Sei que era o canarinho pai porque o macho é amarelo e a fêmea marrom. Na hora pensei: prato cheio para uma foto! Então, zoom na câmera e, quando apertei o disparador, ele voou no mesmo instante! E o resultado foi este!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Salto do Yucumã

Localizada no noroeste do Rio Grande do Sul, a Rota do Yucumã está inserida numa região de transição entre os campos gerais e as áreas de formação das depressões das encostas do Rio Uruguai.
Essas características permitem à região apresentar uma diversidade muito grande de flora e fauna, observadas no Parque Estadual do Turvo e em todos os municípios que compõem a Rota.
Por trás do Rio Uruguai, que se movimenta em cascata, a mata argentina forma um verde denso. No canal onde se encontram as águas, redemoinhos vão e vêm avisando da força da correnteza. A profundidade - que chega a 90 metros em algumas partes do canal não-navegável - alcança 120 metros em outras áreas. As águas de Yucumã percorrem de 12 a 15 metros no ar ou por entre as pedras, até concluir a queda.
Quem tiver fôlego para acompanhar os 1,8 mil metros que o Salto faz em comprimento vai encontrar bem no finalzinho do percurso - depois de saltar entre pedras de todas as espécies e alturas - um pouco da história do Yucumã. A pedra Bugra serviu, em séculos passados, de passagem para os índios que perambulavam pelos territórios argentinos e brasileiros.
O Salto do Yucumã é um dos pedaços de natureza que ficaram quase intocáveis dentro do Parque Florestal Estadual do Turvo, um dos mais antigos do Estado. Pessegueiros, cipós e samambaias formam parte do conjunto verde que circunda as cascatas, embelezadas por contos antigos de onças-pintadas. Além dos 218 tipos de aves, o mico-prego, a capivara e a jaguatirica, entre outras dezenas de espécies de mamíferos, são os que têm trânsito livre até mesmo nos 2,55 mil hectares no coração da mata fechada. A melhor época para visitação do Salto do Yucumã é o verão, já que nos meses do inverno as cheias fazem subir o nível do rio, cobrindo a visão das quedas d’águas.
Vias de acesso
O Parque Estadual do Turvo localiza-se no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, na Região do Alto Uruguai, no município de Derrubadas. Limita-se ao Norte com Santa Catarina e Argentina, através do Rio Uruguai, a Oeste com o Rio Turvo, a Leste com o Rio Parizinho e ao Sul com propriedades rurais.

Conheci o Salto do Yucumã em janeiro de 2008. Fazia muito tempo que queria conhecer, já tinha visto várias fotos, mas confesso que a sensação de ver com os próprios olhos é única. Chegar em Derrubadas foi chocante: o nome diz tudo! Só se vê plantações de soja por todos os lados. O único local preservado é o Parque Estadual do Turvo, onde fica o Salto.

Até a placa turística está no meio da plantação de soja!

Pórtico de entrada da cidade de Derrubadas

Entrada do Parque Estadual do Turvo

Após a identificação e o pagamento de uma taxa (não lembro o valor, talvez R$ 10,00) segue-se um trecho até a área do estacionamento e local para camping.

Depois de deixar o carro no estacionamento, há uma pequena trilha até chegar ao Salto. A primeira visão é esta: o Salto ao longe e o barulho de suas águas anunciando a força da correnteza.

Agora sim: o Salto do Yucumã em sua plenitude! São 1800 metros de pura beleza!

A correnteza é muito forte! Não seria nada legal cair aqui!
Valeu! O lugar é muito lindo e eu recomendo!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Lua Cheia...

Depois de fotografar as belas flores do meu jardim, finalizo o dia com mais esse presente: a lua cheia. Pelo calendário, ela só começa dia 22, mas para mim ela está mais do que cheia, está esplêndida!

Lua cheia, reinando soberana!

Aqui, com as árvores do meu quintal.
Para mim é uma dádiva deslumbrar esses espetáculos da natureza!

Flores, minha inspiração!

Não consigo ver essas maravilhas e não fotografar. A primavera traz consigo uma beleza ímpar; flores desabrochando, pássaros cantando, enfim, a natureza ressurgindo ainda mais colorida!

Bromélia no meu pé de carambola

Esta flor tem menos de um centímetro!

Estas surgiram do "nada"

Este cacto floresce todos os anos (para minha alegria)
Detalhe: a flor abre durante a noite e dura poucos dias.

No meio de tantos espinhos...

Primavera... sem palavras...





quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O canto do sabiá

Hoje, como em muitos outros dias, acordei ouvindo os sabiás cantando alegremente no quintal. Isso fez me lembrar da linda canção de Miguel Marques e decidi postar a letra que eu, como admiradora da natureza, aprecio bastante.


O Canto Do Sabiá - Miguel Marques

Lá fora onde eu moro
tem um sabiá cantador
quando está triste a viola
ele chega e me consola
com seu trinado de amor

Quando meus amores partem
sei que em breve voltarão
só não sei por que minha alma
o sabiá pede calma e asas pra o coração

Refrão
Mas é assim que eu quero estar
vivendo no campo escutando o canto daquele sabiá

Mas é assim que eu quero estar
vivendo no campo escutando o canto daquele sabiá

Talvez o sabiá entenda
este sentimento meu
por que não vou pra cidade
onde a cruz da falsidade
é mais pesada que eu

Mesmo sentindo a tristeza
nas horas de solidão
busco no fio da garganta
daquele sabiá que canta
meu parceiro de canção

Refrão
Mas é assim que eu quero estar
vivendo no campo escutando o canto daquele sabiá


http://www.vagalume.com.br/miguel-marques/o-canto-do-sabia.html#ixzz12tPaybqY

terça-feira, 19 de outubro de 2010

A primavera chegou, mas o frio...

... não foi embora! Sinceramente, podia dar uma trégua, não é mesmo? Bom, apesar disso, a primavera está com tudo na minha casa. Divido com vocês um pouquinho da beleza exuberante do meu jardim! A dica é aproveitar as belezas que a estação oferece!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Viagens acessíveis!

Se você quer conhecer o Brasil e o mundo a preços acessíveis, siga esta dica: hospede-se num hostel. No site www.hostel.org.br, você encontra a lista das cidades brasileiras que oferecem este tipo de serviço. As principais cidades turísticas tem esta opção. Você pode solicitar sua carteira nacional ou internacional e ainda obter descontos em vários atrativos turísticos. Dê uma olhada e programe sua próxima viagem!

Vota Administrador!

No dia 20 de outubro, o CRA-RS realiza eleições para renovação de dois terços do grupo de conselheiros titulares e suplentes e para representantes da autarquia junto ao Conselho Federal de Administração. O pleito acontece entre as 0h e às 20h e se dará totalmente via internet. Ao todo, quatro chapas concorrem ao CRA-RS e quatro ao CFA. “Somos o único estado brasileiro com um número tão representativo de chapas. Isso demonstra o envolvimento dos Administradores com sua entidade de classe e o crescimento da autarquia”, salienta o atual presidente, Ruy Baratz, que não concorrerá no pleito.


A expectativa, conforme o presidente da comissão eleitoral, Sidnei Fochesatto, é de crescimento da participação dos Administradores na votação. A eleição não prevê a escolha do presidente – este será definido pelo novo plenário, dentre os conselheiros titulares. Os representantes legais das chapas concorrentes ao Conselho Regional são: Adm. Walmir Güntzel (Chapa 1); Adm. Claudia de Salles Stadtlober (Chapa 2); Adm. Cesar Luis Pacheco Chagas (Chapa 3); e Adm. Cezar Augusto Vieira de Oliveira (Chapa 4). As chapas que pleiteiam o Conselho Federal têm como representantes: Adm. Ana Rita Facchini (Chapa 1); Adm. Valter Luiz de Lemos (Chapa 2); Adm. Carlos Alberto Martins Callegaro (Chapa 3); e Adm. José Pedro Gomes Klein (Chapa 4).

Os conselheiros e o presidente tomarão posse na primeira quinzena de janeiro de 2011. Os conselheiros têm mandato de quatro anos, e a gestão do presidente e demais membros da nova diretoria será de dois anos. Poderão votar todos os Administradores registrados no CRA/RS e adimplentes até o dia 20 de agosto de 2010. O Conselho disponibilizará computadores para acesso à rede em sua sede, na Capital, e nas delegacias regionais de Caxias do Sul, Ijuí, Novo Hamburgo, Pelotas, Santa Maria e Uruguaiana – os equipamentos poderão ser utilizados em horário comercial. No mesmo dia, os 24 Conselhos que compõem o Sistema CFA/CRAs também realizam eleições.

Fonte: http://www.crars.org.br/

Homenagem recebida da minha amiga Lígia Rosso!!

Visite o blog da minha querida amiga Michele Andres:
http://micheleandres.blogspot.com/
Um espaço de contemplação a tudo que há de belo na natureza e nas coisas simples (e maravilhosas) da vida.
Parabéns Michele e sucesso nesse mundo virtual dos blogueiros!!
Postado por Lígia Rosso às Segunda-feira, Outubro 18, 2010 (http://ligiarosso.blogspot.com/2010/10/o-blog-da-michele.html)

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Vencer...

Rir com frequência e amar muito; conquistar o respeito de pessoas inteligentes e a afeição das crianças; obter a aprovação de críticos honestos e suportar a traição de falsos amigos; apreciar a beleza e descobrir o que os outros tem de bom; entregar-se de corpo e alma; lutar por um mundo um pouco melhor, quer seja por meio de uma criança, um pequeno jardim, ou uma condição social justa; ter brincado e gargalhado com entusiasmo e cantado com fervor; saber que ao menos alguém suspira mais aliviado porque você está vivo! ISSO É TER VENCIDO!!! (Ralph Waldo Emerson) poeta norte americano - 1803-1882)

Rio Grande do Sul - Ministério do Turismo

Conheça as belezas e a cultura do Rio Grande do Sul!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Serra dos Pilões - Jagunços e Tropeiros



Leitura obrigatória para quem se apaixonou pelo Jalapão (meu caso!), ou deseja conhecer a região, o livro "Serra dos Pilões - Jagunços e Tropeiros", de Moura Lima, é um verdadeiro tesouro. Retrata com exatidão as belíssimas paisagens do então Norte de Goiás, nos idos de 1914. Trata-se de um romance com linguagem totalmente regional, com personagens fictícios, mas fatos reais. A leitura foi uma indicação do guia turístico Mauro Fontoura (http://ourodojalapao.blogspot.com/), um autêntico jalapoeiro! Moura Lima descreve com muita sensibilidade os fatos ocorridos entre Pedro Afonso e o Jalapão entre 1914 e 1915, fazendo com que o leitor reflita sobre aquele período da história do Brasil. Francisco de Britto, da Academia de Letras de Goiás, comentou sobre o livro: "Sua leitura é chocante; mas a culpa não é do autor que não poderia pintar o inferno com as cores suaves com que se pinta o céu." Digo que a leitura é chocante sob dois aspectos: os fatos reais narrados (uma história sanguinária de extrema crueldade) e a descrição das belíssimas paisagens - hoje tocantinenses - e do cotidiano do coração do sertão. Recomendo!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Reflexão de hoje

"O Deus átomo repousa nas rochas,
Cresce nas plantas,
Anda nos animais,
Pensa nos homens,
Ama nos anjos...

Por isso, respeite as rochas como se fossem plantas, as plantas como se fossem animais, os animais como se fossem homens e os homens como se fossem anjos."

(Inscrição Rupestre-Tibet-3000 A.C.)

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia das Crianças

Comemoração do Dia das Crianças no meu bairro (Vista Alegre). Servimos cachorro-quente, refrigerante, balas e pirulitos! E ainda teve mais! Confira nas fotos:






















segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Tocantins - Ministério do Turismo

Vídeo do Ministério do Turismo, divulgando as belezas do nosso Brasil!

Reflexão do dia

Não aprendeu a regra do bom-viver, que ensina: em terras alheias deve-se pisar no chão devagar. E essa região do nortão de Goiás, das barrancas do Tocantins ao Araguaia, é como abelha, dá mel, mas não quer ser maltratada!

Texto extraído do livro Veredão (1999) de Moura Lima
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...